26 de fevereiro de 2010



Toda imagem fotográfica constitui um ícone elementar da realidade que nos rodeia, com maior ênfase até do que uma pintura. Desde o início da fotografia - 1839, discute-se, por exemplo, a sua função artística. Como pode chegar a ser arte uma imagem tomada de uma máquina em uma forma tão objetiva?

Naqueles anos a imagem fotográfica era considerada somente um espelho da realidade, e é por isso que ao longo da história da fotografia existiram imagens que causararam toda série de fortes reações e sentimentos.

Conhecida como Vulture(O Urubu), esta fotografia ao lado tirada na região de Ayod (uma pequena aldeia em Suam), correu o mundo inteiro, todos conhecem, mas poucos sabem a sua história. Entre o compromisso e o registro, em 1994, o genial fotógrafo sudanês Kevin Carter ganhou o prêmio Pulitzer de fotografia com ela.
A figura esquelética de uma pequena menina, totalmente desnutrida, recostando-se sobre a terra, esgotada pela fome, e a ponto de morrer, enquanto num segundo plano, a figura negra expectante de um abutre se encontra espreitando e esperando o momento preciso da morte da garota.
Ao receber o prêmio, Carter declarou que sentia-se aborrecido com aquela fotografia:

- "É a foto mais importante de minha carreira mas não estou orgulhoso dela, não quero nem vê-la. Odeio-a. Ainda estou arrependido de não ter ajudado à menina..."

Quatro meses depois, acabrunhado pela culpa e conduzido por uma forte dependência às drogas, Kevin Carter suicidou-se.

Nenhum comentário:

Postar um comentário